TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação

Entenda as TICs (Tecnologias da informação e comunicação). TIC é um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. Surgiu, no decorrer da história, no cenário da Terceira Revolução Industrial e foi gradualmente se desenvolvendo a partir da década de 70 e foi ganhando atenção sobretudo na década de 1990. A área da educação pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este “mundo” e isto irá fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD). As TICs permitem que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, principalmente aquelas desprovidas de bons colégios ou faculdades. Ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais, vários segmentos podem ser beneficiados. Assim, é esperado um aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, ou seja, permitindo se estudar em casa, em uma biblioteca ou até mesmo no local de trabalho no horário mais conveniente ao aluno.

Exemplos de TICs:

  • Computadores pessoais (PCs, personal computers);
  • Câmeras de vídeo e foto para computador ou Webcams;
  • Gravação doméstica de CDs e DVDs;
  • Suportes para guardar e portar dados como discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, entre outros;
  • Telemóveis ou celulares;
  • Tv por Assinatura, TV a cabo, TV por antena parabólica, TV por parabólica, TV digital;
  • Correio eletrônico (e-mail) e as Listas de discussão (mailing lists);
  • Internet, websites e home pages, quadros de discussão (mensage boards);
  • Streaming, podcasting, wikipedia entre outros;
  • Tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons (Vimeo, Youtube, last Fm);
  • Captura eletrônica ou digitalização de imagens por meio de scaners;
  • A fotografia, cinema, vídeo e som digital (TV e rádio digital);
  • Tecnologias de acesso remoto: Wi-Fi, Bluetooth, RFID.

Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem.

Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

A importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na área educacional é indiscutível e necessária, seja no sentido social, seja no sentido pedagógico. Sabe-se que estamos inseridos em uma sociedade cada vez mais globalizada e cada vez mais isenta de uma distância virtual, o que permite olhar para além de uma perspectiva única da realidade. A integração de saberes via projetos curriculares interdisciplinares ligados à tecnologia promove a educação de alunos críticos, com acesso a contextos globais e locais na construção do seu saber.

Desse modo, é preciso pensar as TIC como um dos instrumentos para o desenvolvimento de competências e habilidades para as pessoas se prepararem de modo mais completo para as necessidades e desafios do mundo contemporâneo. Logo, indivíduos responsáveis e ativos na construção do conhecimento, que possam compreender, avaliar, usar, criar e compartilhar informações. Alinhada às Diretrizes para a Alfabetização Midiática e Informacional da UNESCO e ciente das propostas inovadoras ao redor do mundo e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Tecnologia Educacional faz a gestão do uso da tecnologia de forma a garantir a excelência na formação aluno para o uso ativo, crítico, ético e seguro das tecnologias. 

Ainda mais desafiador do que pensar no futuro é perguntar o que esperamos de uma educação para o presente, quando o contexto atual é de uma cultura da convergência midiática e da participação, em que os usuários se transformam em produtores e o fluxo de dados e de informação se dá em diferentes suportes. 

Diante disso, urge a necessidade de se construir uma concepção de educação baseada em uma pedagogia contemporânea que tenha o protagonismo juvenil como princípio estimular. Ela também deve propiciar oportunidades de buscar respostas para questões complexas com o desenvolvimento de trabalhos em equipe, privilegiar atividades a partir de aprendizagem baseada em projetos, com avaliação permanente e feedback, e claro, usar as tecnologias para pesquisa, interação, colaboração a fim de que se produza conhecimento. 

Nosso currículo é baseado em projetos interdisciplinares que integram a tecnologia e a formação continuada dos alunos para a segurança e ética na internet, a alfabetização midiática e informacional e o empreendedorismo por meio do gerenciamento de projetos. Com base no STEM para workshops no espaço Makers, os alunos aprendem a resolver problemas do mundo real por meio de projetos tecnológicos inovadores criados por eles mesmos. 

Através de vários projetos, os alunos aprendem as ferramentas de TIC necessárias para compartilhar suas ideias de forma dinâmica e impactante. Há também um foco no design, equipando os alunos com o que eles precisam para codificar e programar seus próprios projetos através de design de multimídia, design de jogos, prototipagem 2D e 3D e robótica, só para citar alguns.Com este currículo integrado, os alunos tornam-se autores de seus próprios projetos, aprendendo a construir conhecimento com a ajuda da tecnologia de forma segura, responsável e ética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.