A invenção do Flexatube

O Flexatube de Arthur Stone pode ser virado do avesso.

É um grande e único quebra-cabeça descoberto em 1939. Martin Gardner em seu
Second Scientific American Book of Mathematical Puzzles and Diversions (1961), escreve que Arthur Stone descobriu o Flexatube trabalhando acidentalmente em um flexágono e ficou muito surpreso com essa descoberta .

O layout é uma faixa de quatro quadrados

Dificil imaginar como um quebra-cabeça tão simples de se fazer, pudesse ser tão interessante e difícil de resolver quanto o Flexatube. Na verdade, era um simples tubo de papel – um cubo de papel sem as faces superior e inferior. Pode ser dobrado ao longo de suas bordas e diagonais de suas faces; Todas essas linhas devem ser previamente vincadas para ter uma dobra suave. O objetivo do quebra-cabeça é girar o tubo de dentro para fora, dobrando-o apenas ao longo das linhas entre os triângulos e sem quaisquer outras dobras ou outras deformações do papel.

Existem várias soluções corretas diferentes para o Flexatube encontradas em anos diferentes por Arthur Stone, TS Ransom, Hugo Steinhaus, David Mitchell, Stefan Louw e Serhiy Grabarchuk , mas qualquer um que tenha conseguido encontrar uma única solução pode dizer o quanto interessante e difícil ao mesmo tempo que o processo de resolução é.

Um fato muito surpreendente é que a primeira solução do Flexatube tem um passo intermediário (exatamente no meio do caminho), onde o Flexatube se transforma em … sua cópia menor – um pequeno tubo cúbico! Grande truque de redução de tubo!

Devido à sua elegância externa e interna e harmonia matemática, o Flexatube pode ser considerado como um dos melhores enigmas de todos os tempos. Para resolver o Flexatube, você pode facilmente fazê-lo, usando a imagem fornecida do quebra-cabeça desdobrado. Primeiro, imprima o layout do Flexatube. Para isso, clique na imagem; está marcado com o nosso pictograma especial “puzzle imprimível”. Você irá para uma nova janela com o layout do Flexatube; então você pode imprimir e recortar. Em seguida, pré-dobre com cuidado e pré-dobre a faixa do quebra-cabeça ao longo de todas as linhas pontilhadas. E, finalmente, cole duas pontas opostas da tira; a aba cinza é o lugar para a cola. Note que você pode imprimir o quebra-cabeça apenas para seu próprio uso, e não para qualquer tipo de lucro comercial.

Publicado por rafaelsol

arte-educador e bonequeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: